A China anunciou planos ambiciosos de construir um lançador magnético na Lua, que funcionaria como uma espécie de “catapulta” para enviar materiais lunares de volta à Terra.
+Novo trailer revela ‘Indiana Jones and the Great Circle’ para PS5 e Xbox enfrenta críticas por exclusividade temporária
+Donald Trump usa imagens geradas por IA para alegar que Taylor Swift apoia sua campanha presidencial
Este projeto é realizado em colaboração com a Rússia, inclui também a construção de uma usina nuclear na Lua entre 2033 e 2035.
A tecnologia proposta pelo Instituto de Engenharia de Satélites de Xangai permitiria transportar cargas da Lua a um custo muito mais baixo, aproveitando o vácuo e a baixa gravidade do satélite natural.
O sistema de lançamento utilizaria um braço giratório de 50 metros e um motor supercondutor de alta temperatura, alimentado por energia solar e nuclear, para lançar cápsulas com materiais lunares. Estima-se que o braço levaria apenas 10 minutos para atingir a velocidade necessária para escapar da gravidade lunar.
Com um peso total de 80 toneladas, o lançador precisará ser transportado à Lua por meio do foguete Longa Marcha 9 da China.
Fonte: O Globo | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.